Nó de Víboras, livro de François Mauriac, e The Residence, série da Netflix
Rafhael Frattari e Katryn Rocha
Nó de Víboras, livro de François Mauriac
Este é um romance importante do prêmio Nobel François Mauriac, muito bem escrito com fluxos de consciência enormes. O livro narra os momentos finais da vida de um advogado de sucesso do interior, que ficou milionário por esforço próprio e pela herança que recebeu de sua mãe, típica burguesa do interior.
A obra retrata os conflitos que o moribundo tem com a sua esposa e os seus filhos, todos interessados na iminente herança e no recebimento de supostas ações de propriedade de Louis. A narração volta à vida do personagem principal e nas relações havidas, especialmente com a sua mulher, com a qual viveu um casamento de 40 anos, já comprometido nos anos iniciais, quando a esposa admite ter tido um pretendente anterior que a abandonou. Isso foi suficiente para abalar o frágil equilíbrio mantido por Louis, cujo matrimônio lhe dava a segurança de ter sido escolhido por seus próprios méritos, e não por ser o burguês certo para a família aristocrática e sem dinheiro de sua mulher.
Embora o livro tenha ótimas descrições psicológicas, ele não é enfadonho em momento algum, e é muito bem escrito, afinal, trata-se de um escritor agraciado com o prêmio Nobel. Literatura de primeira.
Rafhael Frattari
Sócio-fundador responsável pela Área Tributária do VLF Advogados
The Residence, série da Netflix
Lançada em 2025, The Residence acompanha a detetive obcecada por pássaros Cordelia Cupp, interpretada por Uso Aduba (Orange Is The New Black), acionada para investigar a morte do mordomo-chefe da Casa Branca A. B. Wynter, representado por Giancarlo Esposito (Breaking Bad), durante um importante evento político na residência oficial e principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos.
Enquanto a hipótese de suicídio é levantada, possivelmente para que o assunto seja encerrado de modo breve, a detetive descarta tal opção e dá prosseguimento à investigação para descobrir quem é responsável pelo assassinato, a partir de uma longa lista de suspeitos.
Para fãs de filmes como Knives Out ou livros de Agatha Christie, The Residence é uma bela adição aos mistérios de assassinato. Com oito episódios e uma história que se basta neles, esta série sobre uma frustrante, mas fundamentalmente boa, detetive investigando o assassinato de uma frustrante, mas fundamentalmente boa, vítima, é despretensiosamente divertida.
Todos os episódios estão disponíveis na Netflix.
Katryn Rocha
Auxiliar de Comunicação do VLF Advogados.